Os chamados indicadores de desempenho logístico — também conhecidos por indicadores de performance, indicadores-chave de desempenho ou KPI (da sigla em inglês Key Performance Indicator) — são métricas consideradas fundamentais para mensurar o desempenho de processos importantes da empresa, identificando aquilo que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado.
Cada empresa tem suas características particulares e suas necessidades, e, por isso, cada setor apresenta indicadores de desempenho distintos, que variam de acordo com as atividades da organização, sua situação de mercado, número de colaboradores, entre outros fatores. No entanto, todos os indicadores de desempenho logístico apresentam algumas características em comum, como o impacto na análise de resultados, na importância para a gestão eficiente de processos e na fundamentação da tomada de decisões.
Isso significa que, ao deixar de definir indicadores de desempenho e acompanhá-los, a empresa não conta com dados reais do negócio, o que afeta a qualidade e a assertividade das suas ações.
O tempo de ciclo do pedido avalia todas as etapas até que um pedido seja concluído, mensurando quanto tempo foi necessário para que o pedido fosse finalizado, incluindo todos os processos do processamento e entrega.
Como é possível perceber, o uso e acompanhamento de indicadores de desempenho logístico são fundamentais para mensurar e acompanhar as atividades da distribuidora, permitindo ao gestor compreender melhor os processos, suas métricas de resultados e necessidade de ajustes — para, assim, tomar suas decisões fundamentadas em dados concretos.
FALE CONOSCO